domingo, 17 de maio de 2009
Florestas equatoriais
Florestas tropicais
Vejetação de Altitude
Vegetação de altitude é um conceito em geografia que reflete o fato de que o clima e a vegetação das áreas montanhosas variam conforme a altitude. Não apenas as temperaturas diminuem com o aumento da altitude, como também o aspecto (alinhamento da montanha em relação ao sol) afeta as condições locais, resultando em diferentes padrões de vegetação e ditando as escolhas de áreas para cultivo e povoamento.
Savana
As espécies de plantas das savanas possuem adaptações que lhes conferem uma grande capacidade de absorção e armazenamento de água. Suas árvores possuem troncos muito duros, revestidos por uma casca espessa. As raízes das plantas do bioma geralmente são muito profundas e ramificadas.
As savanas são encontradas na África, América do Sul e Austrália; em cada uma dessas regiões são encontrados diferentes ecossistemas, cada um com suas próprias características. De uma forma bem simples, podemos caracterizar os seguintes tipos de savanas:
- Savanas tropicais e subtropicais: estão situadas em regiões de clima tropical ou subtropical, possuem duas estações bem definidas (uma seca e outra chuvosa), além de serem regiões semi-áridas.
- Savanas temperadas: são características de regiões de clima mais ameno e de invernos mais frios.
- Savanas mediterrâneas: são caracterizadas por terem um solo pobre e uma vegetação endêmica.
- Savanas pantanosas: são ecossistemas marcados por constantes inundações.
- Savanas montanhosas: são encontradas em regiões elevadas.
Em relação à fauna das savanas, é constituída predominantemente por grandes herbívoros (búfalos, elefantes, zebras, antílopes, girafas, cangurus, etc.). Animais carnívoros, como os leões, também podem ser encontrados nessas regiões. Nas mesmas também há uma grande abundância de inset
Deserto
Sua vegetação é constituída por gramíneas e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas lugares em que a pouca água existente pode se acumular (fendas do solo ou debaixo das rochas). As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).A fauna predominante no deserto é composta por animais roedores (ratos-cangurus), por répteis (serpentes e lagartos), e por insetos. Os animais e plantas têm marcantes adaptações à falta de água. Muitos animais saem das tocas somente à noite, e outros podem passar a vida inteira sem beber água, extraindo-a do alimento que ingerem.
Estepes
Em geográfia física e botânico e estepe é uma formação vejetal de planíce sem árvores, composta basicamente por herbáceas, similar à pradaria embora este último tipo de planície, que ocorrem em climas mais úmidos, contenha gramíneas mais altas, em relação a estepe.É uma zona de transição vegetativa e climática entre a área de savana e o deserto.Encontrada na zona temperada continental da Europa.A fauna é variável, mas, de maneira geral, abriga mamíferos com hábito de agregação em colônias ou manadas. Esse hábito de vida constitui proteção em habitats abertos.No estepe a plantação é difícil, assim sendo, a maioria da sua população depende da criação nômade de cabras e outros animais.As Estepes são encontradas principalmente nos EUA, na Mongólia, na Sibéria e na China e apresentam vegetação rasteira, clima frio e seco, longe da influência marítima e perto de barreiras montanhosas.
Pradarias
Pradaria é uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes , com maior ocorrência na América do Norte. A pradaria brasileira é o campo. São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial. Ocorre em regiões onde a queda pluviométrica é muito baixa para suportar a forma de vida da floresta ou em regiões de floresta onde as questões edaficas favoreçam o desenvolvimento de gramíneas e desfavoreça o de plantas lenhosas (Odum, Fundamentos de Ecologia, 2004) O solo geralmente é cheio de túneis e tocas de animais.
As pradarias são também encontradas ao lado de desertos.O clima varia bastante: as pradarias tropicais são quentes durante o ano, mas as pradarias temperadas têm estações quentes e frias.Formam extensas áreas de paisagens naturais, muito utilizadas por muitos países para o desenvolvimento da atividade pecuária.Na América do Sul, as pradarias, localizadas na Argentina,Uruguai e no estado do Rio Grande do Sul (no Brasil), também são chamadas de pampas.
Vejetação Mediterrânea

A vegetação Mediterrânea, no caso específico do sul da Europa, é constituída por xerófilas, plantas resistentes a longos períodos de estiagem como os maquis e os garrigues.
Essa distinção era mais evidente quando ambas se encontravam em sua forma original e ocupavam quase a totalidade do continente europeu. O que ocasionou o desaparecimento de grande parte dessas vegetações foi a ocupação do espaço geográfico para atividade agropecuária, ocupação urbana e industrial, de forma que restringiu profundamente a vegetação original.
Florestas Temperadas/Subtropicais
Taiga
A taiga, também conhecida por florestas de coníferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma comumente encontrado no norte do Alasca,Canadá, sul da Groelândia parte da Noruega, Suécia,Finlândia,Sibéria e Japão. A maior floresta do mundo é na verdade a Taiga Siberiana, e não a Floresta Amazônica que é a maior floresta tropical.No Canadá,usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul da linha de vejetação arbórea do Árticio.Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usa floresta boreal ou floresta de coníferas para as dos restantes países.
Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período de crescimento dura em média 3 meses e as chuvas são pouco freqüentes.
Trata-se da zona mais setentrional em que as árvores e as espécies que delas necessitam podem sobreviver. É uma região biogeográfica subártica setentrional e úmida, na qual as formas de vida vegetal principais são larícios,abetos,pinheiros e espruces, que estão adaptadas ao clima frio. Também ocorrem algumas árvore de folha larga, nomeadamente vidoeiros,faias,salgueiros e sorveiras. Os pauis e as plantas a eles associadas também são comuns nesta zona, que ocupa a maior parte do interior do Canadá e do norte da Rússia.
A taiga assemelha-se a tundra,porém tem um tipo de vegetação um pouco mais rico.