domingo, 17 de maio de 2009

Savana

Savana é um tipo de vegetação onde se predominam as gramíneas, árvores pequenas e arbustos. O bioma, típico de regiões de clima tropical e seco, faz transição com diversos outros biomas no Brasil, com exceção dos pampas.
As espécies de plantas das savanas possuem adaptações que lhes conferem uma grande capacidade de absorção e armazenamento de água. Suas árvores possuem troncos muito duros, revestidos por uma casca espessa. As raízes das plantas do bioma geralmente são muito profundas e ramificadas.
As savanas são encontradas na África, América do Sul e Austrália; em cada uma dessas regiões são encontrados diferentes ecossistemas, cada um com suas próprias características. De uma forma bem simples, podemos caracterizar os seguintes tipos de savanas:
- Savanas tropicais e subtropicais: estão situadas em regiões de clima tropical ou subtropical, possuem duas estações bem definidas (uma seca e outra chuvosa), além de serem regiões semi-áridas.
- Savanas temperadas: são características de regiões de clima mais ameno e de invernos mais frios.
- Savanas mediterrâneas: são caracterizadas por terem um solo pobre e uma vegetação endêmica.
- Savanas pantanosas: são ecossistemas marcados por constantes inundações.
- Savanas montanhosas: são encontradas em regiões elevadas.
Em relação à fauna das savanas, é constituída predominantemente por grandes herbívoros (búfalos, elefantes, zebras, antílopes, girafas, cangurus, etc.). Animais carnívoros, como os leões, também podem ser encontrados nessas regiões. Nas mesmas também há uma grande abundância de inset

Nenhum comentário:

Postar um comentário